Podologia

Podologia é a ciência que estuda os pés.

É importante destacar a diferença que há entre o podólogo e o calista!

O calista se limita a limpar e cortar cutícula. O podólogo vai além, estudando o pé de cada pessoa, diagnosticando problemas e propondo terapias. Mas o podólogo não faz apenas diagnósticos. O lado estético também é importante. O Podólogo trata também de casos mais específicos, como doenças em pés de pessoas diabéticas.

Podóloga Luciane BolognaOs podologistas são profissionais de saúde altamente qualificados e treinados para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias dos pés. Os programas continuados de educação e especialização da carreira, garantem o melhor desempenho da sua função.

Visite o seu podologista com regularidade, de modo a prevenir problemas futuros, aliviar a dor e o ajudar a conseguir uma melhor mobilidade.

É recomendado à pessoas diabéticas o acompanhamento freqüente de um podólogo, para que seja feito o corte correto das unhas, retirada de calos e calosidades, mantendo assim os pés saudáveis e diminuindo a probabilidade de lesões nesta região.

Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste e inúmeras alterações que, se diagnosticadas a tempo, podem ser corrigidas.

A participação do podólogo não termina na consulta nem na solução do problema do paciente, nossa missão,também, e a de promover a educação e auto- cuidado dos pés, ensinando desde o asseio ate a revisão do calçado, que e a causa de muitas patologias.Também e fundamental, a sinceridade com o paciente.

Não devemos esquecer que somos membros de uma equipe multidisciplinar da saúde, e temos o dever de fortalecer o trabalho em equipe com os diversos especialistas da saúde.

Os tratamentos oferecidos dentro da área de podologia são: