Bicho de Pé ( Tungíase)

Bicho de Pé (Tungíase)

Tungíase é uma infecção de pele causada pela fêmea do parasita Tunga penetrans, também conhecido como bicho-de-pé. O bicho de pé dificilmente será encontrado em áreas urbanas ou locais de clima ameno ou frio.

A tungíase dura entre quatro a seis semanas, porém, em áreas de risco as infecções podem ser frequentes e avançar para formas mais graves. Um mesmo indivíduo pode apresentar vários parasitas em diferentes estágios de desenvolvimento.

Causas mais comuns do bicho de pé

A infecção por bicho de pé acontece quando há contato direto da pele com o solo contaminado. A fêmea do bicho de pé, uma vez que penetrou na pele do indivíduo, começa a sugar o seu sangue para alimentar os parasitas que está gerando. Dessa forma, entendemos que toda a fêmea causadora da tungíase está grávida de outros parasitas.
Conforme a fêmea suga o sangue do hospedeiro, ela começa a produzir ovos de parasitas, que desenvolvem, nascem e são posteriormente eliminados no solo. Os principais hospedeiros são o homem e animais do tipo suíno, como porcos.

Sintomas de Bicho de pé

A tungíase pode ter duas manifestações. Em um primeiro momento, haverá uma erupção cutânea na área afetada, como um caroço vermelho. Ele pode apresentar coceira, como uma urticária, ou apenas a manifestação na pele.

Tratamento de Bicho de pé

O tratamento da tungíase consiste em eliminar o bicho de pé da pele e evitar infecções secundárias. Após a remoção do bicho de pé, antibióticos tópicos são aplicados à ferida.
Alem disso hoje já dispomos do Laser de Baixa Potencia e da Alta Freqüência para uma melhora mais rápida na cicatrização da pele contaminada.