Calos e Calosidades


Calos e Calosidades

Quando ocorre pressão nos pés, esta pressão ou agressão extra transfere-se para uma determinada área do pé. Quando isto ocorre, o corpo reage a esta pressão produzindo um espessamento da camada superficial da pele.

Este endurecimento da pele é conhecido por calosidade e é uma resposta do nosso organismo, com o intuito de proteger os tecidos das camadas inferiores da pele.

Contato

Agendamento de consulta

Você pode pré agendar uma consulta em nossa página de contato. Aguarde a confirmação de horário pela nossa equipe.

calosidades-1

As calosidades variam de tamanho e forma, algumas tornam-se tão espessas que a pele se torna rígida pode causar desconforto.
Os calos e as calosidades são causados por atrito ou pressão sobre a pele, na maioria das vezes devido ao calçado inadequado ou a atividade profissional ou desportiva que implica fricção e pressão constantes. Pode ser também por aumento do peso corporal ou por razões internas (presença de irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas) encontram-se na maior parte das vezes na planta dos pés, ou no topo dos dedos. Também se podem desenvolver na zona do calcanhar e entre os bordos das unhas.

Porém, estas alterações podem ser indicativo de problemas mais complexos provocados por deformações na estrutura óssea ou alterações da própria marcha.

Pontos de apoio mais comuns para formação de calos e calosidades.

 

 

 

Como tratar calos e calosidades –  O tratamento correto de calos e calosidades

O melhor tratamento para calos e calosidades é eliminar a fonte de pressão que lhes dá origem. O seu Podologista irá examinar o seu pé de forma a encontrar a causa do excesso de pressão.

A melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de calos e calosidades, é dar atenção aos seus pés, sempre que sentir uma pressão extra em determinada área do pé. A adequação do calçado é essencial, especialmente se passar longos períodos de pé ou a caminhar. Opte por mudar o calçado que utiliza no local de trabalho, para um calçado mais confortável se prevê que vai caminhar muito.
A hidratação diária da pele é importante, mas não se esqueça, que estes problemas são causados por excesso de pressão. Se sentir que está a desenvolver um calo ou calosidade ou se apresenta uma destas lesões de momento, procure o Podologista.