Onicomicose (Micose nas unhas)


Onicomicose  – Micose nas unhas

A micose de unha é uma doença muito comum e que as pessoas em geral dão pouca atenção, deixando os casos chegarem a níveis críticos  para buscar tratamento e ajuda profissional. Em situações extremas podem ocorrer até a perda da unha. Se tratada corretamente desde o início a micose pode ser curada sem prejudicar a unha.

Por se tratar de um fungo, a micose de unha  é mais difícil de tratar que uma infecção bacteriana pois são poucos os agentes antifúngicos eficazes no combate de micose.

Contato

Agendamento de consulta

Você pode pré agendar uma consulta em nossa página de contato. Aguarde a confirmação de horário pela nossa equipe.

Os dermatófitos um dos produtores e mais comum das micoses superficiais, proliferam sobre a queratina. Mesmo assim alguns deles preferem a queratina da pele, outros do cabelo e outros da unha como é chamada a onicomicose.

As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados.
Outro aspecto importante é o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis e que favorece o crescimento dos fungos. Além disso, o crescimento mais lento das unhas dos pés dificulta a eliminação da micose.

As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, podendo se manifestar de várias formas, como:

  • unhas com alteração da cor
  • unhas espessadas ou deformadas
  • unhas descoladas da leito ungueal
  • manchas ou linhas brancas na superfície da unha
  • unhas deformadas, frágil e quebradiças

Manifestações clínicas da micose

Descolamento da borda livre

micose - descolamento

micose – descolamento

Neste caso de micose a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente de micose de unha.

Espessamento

Micose de unha - Descolamento

Micose de unha – Descolamento

As unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de “unha em telha” ou “unha de gavião”.

Leuconiquia

Micose de unha - Leuconiquia

Micose de unha – Leuconiquia

Caracteriza-se por manchas brancas na superfície da unha.


Destruição e deformidades

Micose de unha - Deformação

Micose de unha – Deformação

A unha fica frágil, quebradiça e se despedaça nas porções anteriores ficando deformada.

Paroníquia (unheiro)

Micose de unha - Paroniquia / Unheiro

Micose de unha – Paroniquia / Unheiro

O contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.


O tratamento tradicional da micose de unha

Para se obter sucesso no tratamento o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.
Estas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento complicado.

Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. Apesar de ser doença de difícil tratamento, é possível se obter bons resultados quando se tem persistência. O tratamento é feito de forma tópica com óleo essencial fitoterápico, o qual garante um resultado desejável sem agredir o organismo.

Tratamento de Micose com o Laser de Baixa Potência

Tratamento de micose com laser

O Laser que apesar de ser usado já há alguns anos na medicina, só recentemente é que ficou provado que o Laser tem grande importância quando aplicado na cicatrização de feridas, inflamações decorrentes de unhas encravadas, frieira e também tratamento para unha com micose.

O Laser utilizado é o de baixa potencia o que não é sentido pelo paciente, pois não causa algum desconforto, que usado com outros tratamentos como coadjuvantes ou associados à foto sensibilizadores pode ser eficaz na redução de dermatófitos, leveduras, diminuir a inflamação e ajudar no processo de cicatrização.A luz do laser passa pela lâmina ungueal e pelo tecido adjacente e é absorvida pelo pigmento do fungo, levando um aquecimento do mesmo, que mata ou danifica o organismo do fungo.
Todos sabem que a Onicomicose é de difícil tratamento. Em vista disso, a cooperação do paciente é fundamental.O número de sessões depende de cada caso. Antes do tratamento as unhas devem estar sem esmalte.Como as unhas dos pés crescem lentamente, é esperada uma melhora total da unha em até 1 ano.