Unha Encravada

Unha Encravada, unha infeccionada e unha inflamada

Pode apresentar de forma unilateral ou bilateral e caracteriza se pela incrustação de uma espícula (pedaço) da lâmina ungueal na pele, pode estar associada ao granuloma piogênico (existe presença de exsudato purulento). Dentre os fatores etiológicos principais, destacam se as alterações a ação mecânica dos calçados e dos traumas sobre as bordas ungueais, a forma incorreta de corte das unhas (arredondado) e as causas infecciosas (onicomicoses).

Apresenta normalmente dor intensa, a marcha torna-se comprometida e devido a pressão a região acometida fica avermelhada, edemaciada e forma-se uma secreção purulenta.

Em uma definição mais popular, unha encravada é uma dor ou inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente, enterrando-a ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não pára de crescer, ela adentra a pele causando os sintomas mais comuns como dor e inflamação. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta da ponta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também raramente afeta as mãos.

Tratamento para unha encravada – unha infeccionada / inflamada

O tratamento indicado é a remoção total da espícula e após a saída da secreção purulenta realizamos a limpeza local e iniciamos o curativo até a cicatrização. Após a cicatrização caso necessário é realizado um novo tratamento que consiste na correção do arco da lâmina ungueal. Este procedimento deve ser realizado por um podólogo capacitado a realizar o procedimento sem danificar a unha ou matriz da unha.

Após a remoção da espícula o alívio da dor é imediato. Você não se lembrará que tinha uma encravada depois de 1 hora do procedimento.